Terapia Auricular é um método terapêutico, que utiliza a orelha para avaliação e tratamento de disfunções orgânicas e emocionais, bem como distúrbios do sistema músculo-esquelético.

Diferencia-se da Auriculoterapia Tradicional, pela utilização do pavilhão auricular, também, para diagnóstico e não apenas para tratamento e/ou pela apresentação de uma descrição de novos pontos.

O pavilhão auricular é um microssistema, onde está projectado todo o corpo humano, e é, simultaneamente, um receptor de sinais específicos vindos do corpo. Ou seja, quando um órgão ou membro estiver desequilibrado a região correspondente na orelha, manifesta sinais de que o órgão precisa de cuidados e atenção.

A Terapia Auricular está indicada para o tratamento de contracturas, distensões, contusões, espasmos, torções, problemas reumáticos, enfermidades endócrino-metabólicas (obesidade e anorexia, diabetes, hipófise, disfunções de tiróide, entre outras) enfermidades funcionais (hipertensão, disfunções respiratórias, urinárias, digestivas, circulatórias, espasmos de musculatura lisa, vertigens, palpitações, etc.), alterações emocionais, assim como, problemas crónicos. Se pretende tratamento para estes e mais problemas pode, e deve, recorrer a esta nova Terapia Holística.

“O diagnóstico da orelha não é somente a detecção de pontos, mas também um método de detecção de todo o sistema” Huang Li Chun.